40 dias com o Espírito Santo – Dia 3

Por

Dia 3 – O Espírito Santo é Eterno

14 de abril de 2018 – Sábado

 

Quem é Deus? Essa é uma pergunta que todos nós não podemos evitar fazer. […] A lógica geralmente busca remover a necessidade de fé. O que faz com que a fé seja é que simplesmente aceitamos convictamente que Deus sempre existiu e não teve início como todas as demais coisas. A é a certeza daquilo que esperamos sem evidências tangíveis (Hb 11.1). Há, basicamente, dois pontos de vista, duas cosmovisões no mundo acerca da fé: (1) A visão secular ateísta: “Vou crer quando eu vir” ou preciso ver para crer; (2) A perspectiva bíblica: crer em Deus sem ver a prova. A Bíblia não busca provar a existência de Deus. A Palavra de Deus começa simplesmente com: “No principio Deus criou os céus e a terra” (Gn 1.1 – NVI).

Assim, também, é com a existência de Deus ou Sua Eternidade. […] a Bíblia é a Verdade (Jo 17.17). E ela diz que Deus é Eterno: “O Deus eterno é o seu refúgio, e para segura-lo estão os braços eternos…” (Dt 33.27 – NVT).

Da mesma forma o Espírito Santo é Eterno, assim como o Pai e o Filho também são ETERNOS. Isto significa que nenhuma das Pessoas da Triunidade teve início. Há uma sutil, porém importante, distinção entre ETERNO E PERPÉTUO ou infinito. Eterno significa não ter início nem ter fim. Perpétuo significa não ter fim. Por exemplo, os anjos são perpétuos; mas não eternos. Eles tiveram um início porque foram criados. Tanto o Pai quanto o Filho são ETERNOS – não tem inicio nem fim. O “VERBO” – Jesus Cristo – estava com Deus no princípio (Jo 1.2).

Tal como o Pai e o Filho, o Espírito Santo não é apenas perpétuo, mas também eterno. Ele não teve inicio, pois ele é Deus. […] O Pai, o Filho e o Espírito Santo existiam na eternidade, antes de Deus escolher e decidir criar os céus e a Terra (Gn 1.1). […] Quando o apóstolo Paulo disse que, na plenitude dos tempos, Deus “enviou seu Filho” (Gl 4.4-NIV), é porque o Pai já tinha um filho. Jesus Cristo é o Filho eterno. Ele era o Verbo até o momento que se tornou “carne”, Ele pode ser chamado de Deus-homem. O Senhor Jesus Cristo não teve seu início como homem em Belém, mas em sua concepção em Nazaré, no momento em que o Verbo entrou no ventre da virgem Maria.

O Espirito Santo é igualmente eterno junto ao Pai e ao Verbo (Jesus Cristo). Ele é o mesmo Espirito Santo mencionado muitas vezes no Antigo Testamento; de fato, a mesma Pessoa eterna de quem Jesus falou e apresentou aos discípulos.

[…] A igreja do Primeiro Século testemunhou: Tu falaste pelo Espírito Santo por boca do teu servo, nosso pai Davi (At 4.25). Na realidade o Espírito Santo participou na Criação e foi Autor de todas as Escrituras Sagradas.

Em resumo: O Espírito Santo é eterno, assim como o Pai e o Filho são eternos.

Para ampliar seu estudo e crescimento: Gênesis 1.1-3; Salmos 90 e 139; João 1.1-14; 1 Coríntios 2.10-16.

 

(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *