40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 5
Por admin
Dia 5 – O Espírito Santo Nos Dá Advertência
16 de abril de 2018 – Segunda
Nos dias de Nóe, Deus disse: “Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem” (Gn 6.3). […] A verdade é que Deus é “LONGÂNIMO” ou “TARDIO” em “IRAR-SE” (Êx 34.6; Na 1.3), mas quando finalmente para de advertir aos pecadores e manifesta Seu juízo, as consequências podem ser bem horríveis.
É pela bondade do Senhor Deus que Ele nos adverte: “Considere a bondade e a severidade de Deus”, disse Paulo (Rm 11.22 -NVI). Mesmo assim, Deus adverte, somente quando ainda há esperança. Uma advertência desse tipo é um exemplo de Sua bondade. Jonas viajou para Nínive com uma advertência: “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída” (Jn 3.4- NVI). Não havia promessa explícita de misericórdia caso eles se arrependessem, mas os ninivitas “creram em Deus” e “proclamaram um jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco” (v.5). A consequência de seu arrependimento foi: “Tendo em vista o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos, Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado” (v.10).
[…] a mensagem de Jonas não oferecia nenhuma esperança para o povo de Nínive. Pelo meu entendimento espiritual, a falta de uma promessa de misericórdia pode ter sido o que os sacudiu por completo. Você pode se questionar: “Já que Jonas disse claramente que Nínive seria destruída em quarenta dias – sem nenhuma esperança aparente – como foi possível Deus não manter Sua palavra e ter misericórdia deles?”A resposta é esta: Deus jamais adverte quando não há esperança. Por exemplo, não há indicação de que Deus alguma vez tenha advertido Sodoma e Gomorra por sua iniquidade. Ele simplesmente as puniu. Então, se Deus envia uma advertência, recebe-a agradecidamente! Segure-a com as duas mãos! Alegre-se! Preste atenção, abra seus ouvidos ao alerta.
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos.” (Lm 3.22). […] A misericórdia de Deus é comumente demonstrada por meio de Suas advertências a nós. “Assim, como diz o Espírito Santo: Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião durante o tempo da provação no deserto” (v.11).
A Bíblia traz basicamente dois ensinos a respeito de Deus: Ele é misericordioso e Ele é justo. Por misericordioso quer dizer que Ele não quer nos punir, nos castigar; e por Justo, que Ele deve nos punir. Existe alguma forma por meio da qual Ele possa ser misericordioso e justo ao mesmo tempo? Sim. Ele enviou Seu Filho ao mundo para morrer em uma cruz – e PUNIU, castigou Jesus por nossos pecados. Essa foi sua JUSTIÇA. Dessa forma, Ele não tem que punir aqueles que creem no sangue de Cristo para salvação. Isso é sua misericórdia (ouça Is 53; Rm 5. 6-11; Hb 5.5-9; 10.4-23; e outros)
Você tem plena certeza de que se morrer hoje, irá para o Céu? Transfira sua confiança em suas boas ações para a morte do Senhor Jesus na cruz, renda-se a Ele, nos termos da Escritura e você estará salvo (abra Rm 10.8-13; At 2.21 e 32-42). Mas não espere! Esta é uma advertência do Senhor: “Meu espírito NÃO contenderá com o homem para sempre.” Quão graciosas, misericordiosas e bondosas são as advertências do Espírito Santo!
Para ampliar seu estudo e crescimento: Gênesis 4.6,7 e 18.25; Mateus 3.7-10; Lucas 12. 13-21.
(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)
Recommended Posts
A Igreja Espiritual
novembro 07, 2021

Esperando e Apressando a Sua Volta – EBD estudo semanal
outubro 21, 2021

A Volta do Senhor – EBD Estudo Semanal
outubro 17, 2021