40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 9

Por

Dia 9 – O Espírito Santo nos enche de Unção

20 de Abril de 2018- Sexta-feira

A UNÇÃO é o poder do Espírito Santo que faz nossos DONS funcionarem com facilidade. Quando vivemos debaixo da unção que me é dada, meus dons funcionam sem esforço, mas se saio debaixo dela, passo a encontrar-me esgotado, extenuado.

Deus não quer que tenhamos tais lutas. Ele que lancemos nossa ansiedade sobre Ele (1 Pe 5.7). Pelo menos por duas vezes, em sua vida ministerial, Moisés achou-se lutando por meio de suas próprias forças. Primeiro: ele foi sobrecarregado pelas pessoas que iam em massa para receber suas orientações sobre questões civis entre os filhos de Israel. Quando seu sábio sogro, Jetro, viu tudo o que Moisés estava fazendo pelo povo, disse-lhe: “Por que só você se assenta para julgar, e todo este povo o espera em pé, desde a manhã até o cair da tarde?… O que você esta fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois a tarefa é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho” . Jetro, então, sugeriu a Moisés delegar autoridade a outros líderes, homens capazes, para que fossem chefes de pessoas, deixando com eles questões mais simples, enquanto ele próprio decidiria questões mais complexas (v. 19-26).

A segunda ocasião foi quando o povo se queixou sobre a comida, ansiando pelo alimento que tinha no Egito e lamentando o que recebia naquele momento, dizendo: “nunca vemos nada, a não ser este maná!” (Nm 11.6). Moisés levou essa questão ao Senhor e Lhe disse que não poderia resistir à carga ou fardo das constantes queixas e murmurações do povo. Moisés foi, então, instruído a escolher setenta anciãos. Deus assegurou a ele que aliviaria a carga (v.17). Depois disso, o Senhor desceu na nuvem e falou a Moisés (v.25). Entretanto, dois deles que haviam permanecido no acampamento profetizaram também. Josué ficou aborrecido e disse a Moisés: “Proíba-os!”. “ Você está com ciúmes por mim?”, Moisés perguntou a Josué. “Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!” (v.28,29).

Por que Moisés iria querer que todos profetizassem e tivessem o Espírito sobre eles? Porque quando alguém está na liderança e vê as pessoas batalhando com suas dificuldades e aflições, ele entende que precisa de toda a ajuda que possa conseguir! Quando todo o povo tiver o Espírito Santo fluindo em si, significará que a obra de Deus fluirá com facilidade, e sem nenhum espírito de rivalidade e controle (Fp 2.1-5).   

            Que a partir deste estudo, possamos entender que não precisamos carregar uma carga pesada sozinhos. Deus sabe o quanto somos capazes de carregar, sabe a proporção correta e intervirá, nem muito tarde, nem muito cedo, mas sempre no tempo certo.

(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *