40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 11

Por

Dia 11- O Espírito Santo enche de poder para profetizar

22 de abril de 2018 – Domingo

Nosso devocional de hoje é sumariamente similar ao anterior. A maneira em que o Espírito do Senhor foi mencionado no livro de Juízes se repete em 1 Samuel, ao tratar do Rei Saul.

Começamos com Samuel – que é o primeiro profeta de destaque desde Moisés – e o pedido de Israel por um rei. Samuel suplicou ao povo que não pedisse um rei, mas cedeu a ele. A partir desse momento, Samuel deu o melhor de si para encontrar um rei para Israel. Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, foi escolhido. Samuel Profetizou para Saul: “O Espírito do Senhor se apossará de você, e com ele você profetizará, e será um novo homem” (1 Sm 10.6-NVI). Pouco depois disso, ‘o Espírito de Deus se apossou dele, e ele profetizou no meio deles” (v.10). Alguns dos que o conheciam perguntaram: “O que aconteceu ao filho de Quis? Saul também está entre os profetas?” (v.11).

O Rei Saul teve um brilhante começo. Grande autoridade lhe foi concedida. Em uma ocasião, “o Espírito do Senhor apoderou-se dele, e ele ficou furioso. Apanhou dois bois, cortou-os em pedaços e, por meio dos mensageiros, enviou os pedaços a todo o Israel, proclamando: “Isto é o que acontecerá aos bois de quem não seguir Saul e Samuel”. Então, o temor do Senhor caiu sobre o povo, eles vieram unânimes” (1 Sm 11.6,7 – NVI).

Mas em um curto período de tempo, Saul tornou-se “o homem de ontem”, como coloquei em meu livro !A Unção: Ontem, Hoje e Depois” (Editora Betânia). O que deu errado? Em poucas palavras: ele pensou muito de si mesmo. O Dr. Martyn Lloyd-Jones costumava me dizer: “A pior coisa que pode acontecer a um homem é obter sucesso antes de estar devidamente preparado”. Esse foi Saul. O ponto da queda foi quando ele não esperou Samuel para oferecer os holocaustos. Então, Saul ordenou: “Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão”. Ele, então, ofereceu o holocausto – ciente de estar indo contra as Escrituras, que estipulavam que apenas o sacerdote chamado por Deus poderia oferecer o sacrifício. Samuel chegou e disse ao Rei: “Você agiu como tolo”. Mais à frente, disse: “seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o Seu coração” (1 Sm 13.9-14 – NVI).

As coisas nunca mais foram as mesmas novamente, nem para Saul nem para Israel. Saul foi rejeitado por Deus. O povo não sabia disso; somente Samuel. Nessa ínterim, Samuel ungiu o jovem Davi (1 SM 16.13), o homem segundo o coração de Deus. Davi matou Golias, tornando Saul enlouquecidamente enciumado. Além disso, “Saul alimentava também grande medo de Davi porquanto sabia que Yahweh, o Senhor, estava com ele, mas havia abandonado a Saul” (1Sm 18.12-KJA).

Davi teve de se esconder por causa dos ciúmes de Saul e sua obstinada determinação em matá-lo. Este estava mais preocupado com a ameaça de Davi do que com os filisteus, inimigos de Israel. O rei estava completamente obcecado em seu coração e em sua mente, a se livrar de Davi. Nenhuma persuasão o convenceria, quer fosse de seu filho Jônatas ou de sua filha Mical.

E agora examinaremos uma surpreendente e verdadeiramente extraordinária ocorrência. Em uma de suas expedições para encontrar Davi e matá-lo, o rei Saul começou a profetizar. Seu dom profético não o havia deixado. Tão estranho quanto possa parecer, “o espirito de Deus apoderou-se dele, e ele foi andando pelo caminho, em transe, até chegar a Naiote.  Despindo-se de suas roupas, também profetizou na presença de Samuel, e, despido, ficou deitado todo aquele dia e toda aquela noite. Por isso, o povo diz: Está Saul também entre os profetas?” (1 Sm 19.23,24-NVI).

Pense sobre isso. Junte esses dois fatos: Saul profetizando e simultaneamente planejando assassinar Davi. Entretanto, podem as duas coisas coincidirem? Poderia o Espírito Santo de Deus vir sobre um homem com um plano tão iníquo? Se o Espírito de Deus desceu sobre Davi quando foi ungido por Samuel, como poderia o mesmo Espírito de Deus descer sobre um homem cuja exclusiva obsessão era matar o homem segundo o coração de Deus?

Veja bem: isso ocorre para expor alguns dos mistérios que envolvem as manifestações do Espírito Santo. Além do mais, Saul profetizou na presença de Samuel, aquele que havia acabado de ungir Davi para ser rei. Por que Samuel não disse nada a Saul? Ele aparentemente permaneceu em silêncio.

Não somos capazes de entender algumas coisas que acontecem na obra do Senhor. A própria Bíblia não procura explicar algumas delas. Cabe-nos “exercitar”, “desenvolvendo nossa salvação com temor e tremor” (Fp 2.12-ARA, SBB). Eu entendo “desenvolver” como nossa busca por compreender, da forma mais honesta possível, alguns pontos mais difíceis da Bíblia. Deus, providencialmente, não nos mostra tudo com todos os detalhes, ainda que desejemos assim. Ele, aparentemente, espera que cresçamos e cheguemos a conclusões que nos deem paz se espírito à Sua Palavra e governo.

Há um versículo que me dá uma luz quanto a esse tipo de problema: “ Porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis” (Rm 11.29-NVI). Gostemos ou não, Deus dá dons – e não os apanha de volta – apesar de nosso caráter ou de nossa conduta. Esse é o motivo pelo qual as pessoas pensam que o dom tem prioridade sobre o caráter. Mas, não concordo com este juízo de valores. Não creio que viver vidas privadas que ignoram a vida de santidade e de pureza, glorifique a Deus, mesmo que nosso dom esteja florescendo.

O que você diz?

Para ampliar o estudo e crescimento: Atos 21.10-14; Filipenses 2.12-16; 1 tessalonicenses 4.3-7; Hebreus 12.15-17.

Querido Espírito Santo, há tanto em Tua Palavra que não sou capaz de entender! Por favor, dá-me graça para deixar essas questões sob Teu Cuidado, mas ao mesmo tempo caminhar de maneira que traga honra e glória ao Teu nome. Em nome de Jesus, amém.

(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *