40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 12
Por admin
Dia 12- O Espírito Santo nos prepara para o serviço
23 de Abril 2018 – Segunda
QUANDO SAMUEL DERRAMOU ÓLEO sobre o jovem Davi, ungindo –o para ser o próximo rei, o Espírito do Senhor veio em poder sobre Davi (1 Sm 16.13). Porém, há uma coisa que não aconteceu especificamente por parte de Samuel: não houve uma palavra profética com detalhes do que aconteceria após a unção que ele recebeu. Se ao menos Samuel tivesse dito: “Davi, você foi ungido, todavia aguardará mais vinte anos para assumir o reino”. Não. Não houve esta palavra. Ele também não profetizou: “Você passará os próximos vinte anos fugindo do rei Saul somente para se manter vivo”. E Samuel ainda poderia ter acrescentado: “Não se preocupe, Davi, isso será parte do seu preparo”. Deus não dirigiu Samuel a dizer nada como isso.
Quando Deus nos comissiona para realizar alguma missão ou tarefa para Ele, geralmente não nos diz nada sobre os obstáculos e as decepções pelos quais passaremos ao longo do caminho. O que ocorre é que simplesmente nos deparamos com todo tipo de provas e tribulações no transcorrer da missão. Sem aviso antecipado. Elas simplesmente vêm e nos surpreendem.
Aprendemos a partir das experiências pelas quais passamos. Deus não nos leva diretamente de A até Z, mas de A até B, de B até C, etc.
“Um Dia de Cada Vez”. Este é o título de uma canção evangélica muito conhecida. (Disseram-me que essa é a canção mais pedida nos hospitais de fala inglesa).
Alguns podem perguntar: “Já que o espírito do Senhor veio com poder sobre Davi, ele, então, não estava apto para ser rei?”. A resposta é Não. Sua unção precisava ser refinada. O êxito veio muito cedo para Saul. Deus cuidou para que o homem segundo o Seu próprio coração não obtivesse sucesso antes de estar devidamente preparado.
Talvez você sinta que Deus tenha lhe dado uma unção definitiva. Você tem pensado que se o Espírito do Senhor veio sobre você com poder, significa que você está “pronto para a ação”. Não necessariamente. A unção de cada pessoa sempre precisa ser refinada. Victor Hugo disse: “Como o retumbar de um poderoso exército, assim é a força de uma ideia de alguém cujo tempo chegou”. Eu parafrasearia assim: “Como o retumbar de um poderoso exército, assim é a força da unção de alguém cujo tempo chegou”. Todos tendemos a pensar que estamos prontos meramente por causa do toque de Deus em nós. Os doze discípulos insensatamente disseram a Jesus: “Estamos prontos” (Mt 20.22- Traduzido diretamente da English Standart Version – ESV). Deus conhece a verdade acerca de cada um de nós (S1 139). Todos necessitamos continuamente de mais preparo.
A evidência da unção de Davi foi vista quando ele matou Golias (1 Sm 17). Foi a melhor coisa que aconteceu a ele. Fez com que ganhasse o reconhecimento de Saul. Também foi a pior coisa que aconteceu a Davi. Suscitou a ira de Saul. Mas Davi estava sendo preparado para ser o próximo rei. Charles Spurgeon é comumente citado por ter dito: “ Se eu soubesse que ainda tinha vinte anos para serem vividos, eu teria passado esses vinte anos em preparo”. Se o seu tempo ainda não chegou, é porque você ainda precisa de mais preparo.
Em 1956, retornei para Ashland, no Kentucky (USA), vindo à minha alma mater1 Trevecca Nazarene College (atualmente Trevecca Nazarene University), com uma unção indubitável. Sabia que Deus iria me usar algum dia. Eu sabia disso sem nenhuma dúvida, mas meu pai estava intrigado. Se Deus estava verdadeiramente comigo, por que eu havia abandonado a teologia da minha antiga denominação? Eu assegurei ao meu pai que dentro de um ano eu seria amplamente reconhecido em um grande ministério do qual ele teria muita satisfação. Um ano depois, eu estava em nenhum ministério. Cinco anos depois, eu estava trabalhando como vendedor de aspirador de pó de porta em porta. Foi apenas em 1978 – uns vinte e dois anos depois em um trem de Edimburgo, na Escócia, na estção King’s Cross, em Londres – que meu pai olhou para mim e disse: “Filho, você tinha razão; eu estava errado. Estou honrado por você”. Não estou certo de que em 1956 eu teria suportado tudo que me aconteceu se desde aquela época soubesse que teria que esperar tanto tempo.
Deus conhece nossa natureza, sempre lembrando de que somos feitos de pó (S1 103.14). Ele sabe o quanto nós podemos suportar e por isso nos dirige exatamente de acordo com nossa necessidade, segunda a medida de nossa força, e com o que será necessário no caminho.
Não creio que Davi poderia ter resistido, caso soubesse antecipadamente que haveria de viver fugindo para preservar sua vida durante vinte anos. Um ano já seria suficientemente difícil! Entretanto, tudo pelo que haveria de passar era verdadeiramente parte de seu preparo. Ele aprendeu muito. Aprendeu o significado de misericórdia naqueles anos. Quantas vezes Deus poupou a vida de Davi quando um rei Saul vingativo esteve tão perto de mata-lo? Deus foi muito misericordioso com ele. Isso se destaca nos Salmos que Davi escrevia. Ele não poderia ter conhecimento de que os Salmos que estava escrevendo, durante aqueles vinte anos, seriam parte do cânon das Escrituras Sagradas. Ele aprendeu a ser um homem cheio de gratidão, o que também fica visível nos seus Salmos. Davi aprendeu como não entristecer o Espírito Santo e aprendeu que ele não devia apressar o momento de se tornar rei antes que o tempo de Deus estivesse chegado. Também aprendeu a lutar e a sobreviver. Ele estava sendo treinado para ser como um general no exército. Aprendeu a liderar e como governar seus fiéis guerreiros. Mas, acima de tudo, aprendeu a confiar em Deus quando tudo estava absolutamente sombrio. Davi era verdadeiramente um homem segundo o coração do próprio Deus.
Deus assegurou que Davi estivesse pronto quando o tempo chegasse. O dia chegou e ele se tornou o maior rei que Israel já teve. Valeu a pena esperar.
Você está esperando pelo tempo certo? Deus está assegurando que você não embarque em nenhuma “oportunidade” até que você esteja pronto.
Para ampliar o seu estudo e crescimento: 1 Samuel 24.1-7 e 26.8-11; Salmos 23 e 136; Isaías 40.31; Mateus 20.20-28.
Gracioso Espírito Santo, agradeço-Te pelos meios que usa para nos refinar. Perdoa-me por tentar Te apressar. Eu sei que o tempo pertence a Ti e está em tuas mãos. Faz-me paciente e agradecido até que meu tempo chegue. Em nome de Jesus, amém.
- Nota do Editor: Alma mater é uma expressão muito comum para designar instituições de ensino como as universidades, por exemplo.
(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)
Recommended Posts
A Igreja Espiritual
novembro 07, 2021

Esperando e Apressando a Sua Volta – EBD estudo semanal
outubro 21, 2021

A Volta do Senhor – EBD Estudo Semanal
outubro 17, 2021