40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 18
Por admin
Dia 18 – O Espírito Santo não pode ser decifrado
29 de abril de 2018 – Domingo
Você deve se recordar que existem basicamente duas cosmovisões no que diz respeito à fé: a perspectiva secular ateísta (ver é crer) e a perspectiva bíblica (crer em Deus sem a evidencia, crê sem vê-Lo). Uma razão para os secularistas – sejam eles cientistas, filósofos ou enfermeiros – não aceitarem o Deus da Bíblia é porque eles querem elucidar intelectualmente tudo acerca da existência de Deus. Eles assumem que se algo não pode eventualmente ser decifrado com o tempo, não vale a pena se procurado, não pode ser seguido.
O verdadeiro Deus não pode ser completamente sondado, medido ou compreendido. “Quem guiou o Espírito do Senhor, ou como seu conselheiro o ensinou? Com quem tomou ele conselho, que lhe desse entendimento, e lhe ensinasse o caminho do juízo, e lhe ensinasse conhecimento, e lhe mostrasse o caminho do entendimento? Isaías 40:13,14. É interessante que, quando esse versículo é citado no Novo Testamento, “Espírito do Senhor” se torna “mente do Senhor”, ou seja, em lugar do nome Espírito, temos o substantivo MENTE. Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? Ou quem se fez seu conselheiro? (Rm 11.34). Isso mostra que não podemos elucidar nem a mente de Deus, nem o Espírito. Porque, mesmo que o Espírito tenha MENTE própria, pois ele é uma Pessoa, Ele nunca fala por si só. Tal como o Filho, Jesus Cristo, o Espírito Santo somente fala e faz o que Pai O dirige a dizer e a fazer (Jo 5.19 e 16.13). Há perfeita unidade na Santíssima Triunidade.
Isso também é verdade com respeito as varias manifestações do Espírito Santo. O efeito de sua presença pode resultar em medo, assombro, fascínio, adoração, louvor, alegria, ou qualquer um dos componentes do FRUTO ou DONS do Espírito Santo. No dia de Pentecostes, os espectadores acusaram os discípulos de estarem embriagados (AT 2.13)!
[…] o apóstolo Paulo disse para não nos embriagarmos com vinho, mas que sejamos cheios do Espírito Santo, sabendo, como realmente o apostolo Paulo sabia, que o Espírito Santo pode trazer tamanha alegria que um transeunte poderia pensar que a pessoa estaria embriagada. […] vinho pode leva-lo ao descontrole e à zombaria; o Espírito Santo leva à ALEGRIA e ao AMOR pela honra de gloria de Deus. Mas não apenas uma experiencia semelhante à embriaguez; o Espírito Santo também pode levar uma pessoa à posição na qual ela não é dominada ou controlada pelas opiniões das pessoas. “Quem teme ao homem cai em armadilhas” (Pv 29.25). Como veremos mais adiante, o Espírito Santo traz liberdade: “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. (2 Coríntios 3:17)Não conhecer a MENTE do Senhor também se refere ao futuro. Você não pode decifrar antecipadamente o que Ele irá fazer. Quando os discípulos foram CHEIOS com o Espírito Santo, no Dia de Pentecostes, eles não sabiam que três mil pessoas iriam se reder a Jesus Cristo antes que o dia terminasse; nem que, em seguida, veriam milagres sem que Jesus estivesse fisicamente presente, tão pouco que os gentios seriam recebidos plenamente como membros da Igreja sem serem circuncidados!
Jesus disse aos doze: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. (João 16:12). Eles, provavelmente, pensaram que estavam prontos para ouvirem qualquer coisa que Jesus lhes dissesse, mas Jesus sabia melhor o que Ele estava dizendo. Podemos pensar que queremos saber tudo que esta no futuro ou as coisas que Deus tem preparado para nós, mas o Senhor conhece perfeitamente as nossas limitações quanto a isso. Nenhum bem será recusado àqueles que O amam (Sl 84.11).
Quando o apóstolo Paulo levanta a questão: “Quem jamais conheceu a mente do Senhor?” (Rm 11.34a), era em um contexto escatológico, referindo-se em parte ao futuro de Israel. Quem sabe o que Deus está por fazer? E quando o apostolo pergunta: “quem foi seu [do Espírito Santo] conselheiro (Rm 11.3 4b – NVI), faz-nos saber que Deus não precisa de nossa opinião. O Teísmo aberto (a visão ou conceito de que Deus não conhece o futuro e precisa de nossos conselhos) diz que Deus precisa ser aconselhado, necessita de assessoria. […] Ele não precisa. Ele não necessita de opinião, ajuda ou assistência.
Para ampliar o seu estudo e crescimento: Isaías 55.6-11; Romanos 11. 25-36; 1 Coríntios 1.26-31; 1 Timóteo 6. 11-16.
(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)
Recommended Posts
A Igreja Espiritual
novembro 07, 2021

Esperando e Apressando a Sua Volta – EBD estudo semanal
outubro 21, 2021

A Volta do Senhor – EBD Estudo Semanal
outubro 17, 2021