40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 22

Por

Dia 22- O Espírito Santo é o espírito de verdade

03 de Maio de 2018 – Quinta-feira

ALGUMA VEZ você se perguntou se a integridade é uma virtude que está desaparecendo da Terra? O que aconteceu com a honestidade transparente? Simplesmente ser verdadeiro, seja em público ou em particular , vai se tornando cada vez mais raro, assim como dizer o que pensa e usar as palavras para expressar exatamente os seus sentimentos. E, também, cumprir a palavra dita. Cada vez menos pessoas se importam em cumprir o que dizem.

O Deus da Bíblia é um Deus de integridade. É impossível que o Deus Verdadeiro minta (Hb 6.18). Nosso Senhor Jesus Cristo tem integridade transparente. O Espírito Santo é total, rigorosa e completamente honesto. Jesus O apresentou como Espírito da verdade (Jo 14.17).

Com respeito a Jesus, Ele disse de Si mesmo que é “O Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14.6-ênfase do autor). Então, da mesma maneira, o Espírito Santo É a VERDADE. Assim, como é impossível Deus mentir, nunca se esqueça de que o Espírito Santo é incapaz de mentir para você. Ele nunca irá enganá-lo.

O próprio Jesus era cheio de graça e “verdade” (Jo 1.14). A verdade significa um fato incontestável. Quer dizer aquilo que é confiável. O que Jesus faz e diz pode ser provado, e Ele não deixará você ser envergonhado (conferir Rm 10.11). Quando um milagre era realizado, o inimigo da verdade era forçado a dizer “não podemos negar” (At 4.16-NVI). Jesus é de integridade transparente. Hoje, ás vezes, usamos a expressão “o que há de melhor”. É isso o que as pessoas querem ver nos líderes, o que anseiam nos relacionamentos – nada de engano, nem infidelidade, mas honestidade e credibilidade. É isso o que queremos ver em um amigo: ouro puro, verdadeiro.

  Jesus é assim. O Deus da Bíblia é assim. Suas palavras são “verdadeiras” (2 Sm 7.28-NVI. “O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas” (S1 19.9-NVI). Assim que , essencialmente, a primeira característica que Jesus diz acerca do Espírito Santo é que Ele é “O ESPÍRITO DA VERDADE”. Isso significa autenticidade, confiabilidade, fidelidade e integridade. Também significa verdade teológica. O Espírito Santo nunca o guiará a um erro. Você pode crer, acreditar nEle e firmar, ancorar a sua vida nEle em tudo, tal como está em Sua Palavra Escrita- a Bíblia.

Colocando de outra forma, o Espírito Santo é o oposto do diabo. Jesus disse sobre satanás: “não há verdade nele […] pois é um mentiroso e o pai das mentiras” (Jo 8.44). O diabo e satanás é incapaz de ser íntegro e honesto em qualquer coisa. Ele existe para ENGANAR (Ap12.9). Você conhece o sentimento de ser enganado? Sabe o que é abraçar uma pessoa, recomendá-la, colocar sua reputação em jogo por ela e, então, descobrir que você foi enganado? Isso pode ser muito doloroso.

Jesus disse a Pilatos: “todos os que são da verdade me ouvem” (Jo 18.37-NVI). Pilatos respondeu com uma pergunta: “Que é a verdade?” (v.38). Ele fez essa pergunta por que queria uma resposta? Estava sendo cínico? Estava sugerindo que ele próprio não sabia o que é a verdade duvidava de que alguma pessoa conhecesse a verdade?  Jesus estava dizendo que há uma verdade que é objetivamente verdadeira – ou seja, que existe de fato.

O Dr Francis Shaeffer usava a expressão: “ verdade verdadeira”. Ele cria que as Escrituras são a “verdade verdadeira”, que é absolutamente digna de confiança; confiável e fiel. Jesus declara o que pode ser chamado de revelação proposicional: Há um corpus da verdade que não muda. Assim que Jesus disse que todos os que são da verdade ouvem a Sua voz, é porque todos os que querem o que é realmente verdadeiro receberão o próprio Jesus e Suas palavras. O apóstolo João disse: “…Nós, porém, pertencemos a Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, mas quem não conhece a Deus não nos ouve. Desse modo sabemos se alguém tem o Espírito da verdade ou o espírito do erro.” (1 Jo 4.6-NVT). Então, aqueles que têm o Espírito Santo dentro de si serão atraídos à verdade, onde quer que ela esteja, e estarão dispostos a submeter suas descobertas e suas opiniões às Escrituras.

Resumindo: se você tem o Espírito Santo habitando em seu ser, você irá crer que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é o Deus verdadeiro e que a Bíblia é infalivelmente VERDADE.

 Uma boa pergunta a fazer a si mesmo é: onde você ancoraria sua vida? Pelo que você morreria? Em minha idade avançada, concluí que a única coisa que pregarei é aquilo pelo que eu morreria. Se não vale a pena morrer por isso, não vale a pena pregá-lo – nem crer no que se prega (leia Rm 8.35-39 e outros).

É verdade que há algumas áreas teológicas, na Revelação Bíblica, acerca das quais não podemos ter absoluta certeza quanto a “detalhes”. Por exemplo: Escatologia (doutrina dos Últimos Tempos ou das Últimas Coisas); Eclesiologia (visão quanto a alguns aspectos da Igreja na Terra, bem como quanto ao entendimento dos sacramentos). Acerca de tais assuntos, podemos ter a interpretações teóricas, contudo Eu não morreria por elas. Mas arriscaria tudo pelo que creio, tal como está na Revelação Bíblica, acerca da Pessoa de Jesus Cristo, da salvação, da Bíblia e sobre o Espírito Santo. Eu arriscaria tudo pelo que estou escrevendo neste livro.

“Mas vocês não são assim, pois o Santo lhes deu sua unção, e todos vocês conhecem a verdade” (1 Jo 2.20-NVT). O Espírito Santo é o Espírito da VERDADE, e isso significa que nós seremos guardados do erro enquanto estivermos determinados a fazer a vontade de Deus. Por mais de cinquenta anos tenho mantido João 7.17 (NVI) em mente: “Se alguém decidir fazer a vontade de Deus descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo”. Isso também mostra que seu relacionamento pessoal com Deus – se você quer fazer a Sua vontade ou não – irá determinar aquilo em que você crê.

O Espírito Santo nunca irá desencaminhar você da verdade. Você não precisa ter medo dEle. Ele pode ser “imprevisível”, mas Ele é absolutamente bom – João 3.8.

Para ampliar seu estudo e crescimento: Malaquias 2.5-8; João 14.6-17 e 17.17-19, Filipenses 4.6-8; Romanos 8.31-39.

Precioso Espírito Santo, eu sou muito grato porque Tu és o Espírito da verdade. Assim sendo, eu seu que nunca me levarás em uma direção errada ou equivocada, e que eu posso seguir-Te e saber que não estou sendo enganado. Obrigado por seres assim como És. Em nome de Jesus, amém.

(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *