40 DIAS COM O ESPÍRITO SANTO – DIA 33

Por

Dia 33 – O Espírito Santo é quem nos lembra

14 de Maio de 2018 – Segunda-feira

VOCÊ NÃO TEM UMA BOA MEMÓRIA? Você costuma ler um livro e dizer a si mesmo: “Eu gostaria de me lembrar deste trecho”? Você ouviu pregações e exclamou: “Se pelo menos eu pudesse me lembrar disto”!

Considere os discípulos de Jesus. Eles ouviram quase tudo o que Cristo disse publicamente durante três anos. Ouviram o Ensino do monte (Mt 5, 6 e 7, também conhecido como Breve Manual dado por Jesus aos Seus discípulos). Ouviram as parábolas. Ouviram os diálogos de Jesus com os fariseus e saduceus. E, talvez, cada um por si, pode ter pensado: “Se pelo menos eu pudesse me lembrar de todos esse ensinamentos maravilhosos”!

Não se preocupe. Jesus assegura: o Espírito Santo “lhes fará lembrar tudo o eu lhes disse” (Jo 14.26-NVI). Ele “vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito” (ARIBB). Se você teme ter esquecido aquilo que ouviu ou leu, não se preocupe! O Espírito Santo irá lembra-lo do que foi ensinado a você.

Isso é por demais relevante hoje. As pessoas perguntam: “Por que eu devo ler minha bíblia? Eu não entendo o que leio. Por que eu deveria memorizar as Escrituras? Por que devo ouvir ensinos e pregações – geralmente, isso é muito entediante”.

Eu respondo: mesmo se você não entender e pensar que não irá se lembrar, você está absorvendo mais do que conscientemente entende naquele momento. Em um momento apropriado – possivelmente quando você menos esperar – o Espírito Santo lhe fará lembrar o que ouviu ou leu.

Há dois aspectos que necessitamos entender nessa conexão.

PRIMEIRO: o Espírito Santo promete lhe fazer lembrar daquilo que ouviu, leu ou aprendeu. Em outras palavras, Ele fará que você lembre aquilo que já está dentro de você. Se não houver nada para ser relembrado, como o Espírito Santo poderá trazer de volta à sua memória? E se você tiver uma mente vazia de conhecimento bíblico? Se você não faz tempo para ler sua Bíblia, como o Espírito Santo vai lembrar você de algo que você não leu? É por isso que todos nós necessitamos de um plano de leitura bíblica que nos leve a ler toda a Bíblia em um ano. Por isso você precisa de bons ensinos, boas pregações. Em relação a memorizar as Escrituras, infelizmente, é extremamente raro nestes dias. Sou muito agradecido porque me fizeram memoriza-las à medida que eu ia crescendo.

Você pode dizer: “Eu necessito de que o Espírito Santo caia sobre mim. Necessito do poder de Deus para em fazer cair no chão”. Eu respondo: se você te uma cabeça vazia quando levantar! O Espírito Santo promete lhe fazer lembrar daquilo que está aí, em sua mente. Vou repetir: se não há nada para ser lembrado, o que você espera que o Espírito Santo faça?

Eu creio que um grande mover do Espírito Santo está por vir. Também creio que será muito breve. Acredito que será o maior derramamento do Espírito Santo desde o Dia de Pentecostes. Aqueles que conhecem o que Bíblia diz serão os mais prováveis candidatos a serem soberanamente usados por Deus. Se isso acontecer, como você gostaria de estar bem posicionado no meio dele? Tenho convicção de que somente aqueles que levarem azeite e suas lâmpadas – como as virgens prudentes na Parábola das Dez Virgens, dada por Jesus – irão desfrutar esse derramamento do Espírito Santo. O azeite refere-se ao Espírito Santo. As lâmpadas referem-se à Palavra, à Bíblia. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119.105-ECA). Em outros termos, a Palavra e o Espírito Santo juntos.

O SEGUNDO  aspecto a ser entendido é este: a palavra de Jesus acerca do Espírito Santo nos fazendo lembrar daquilo que aprendemos, presume que o Espírito Santo está em nós e que não esteja entristecido. Supõe que a Pomba desceu sobre nós e permaneceu. Quando o Espírito Santo não estiver entristecido ou apagado, Ele nos lembrará do que aprendemos. Porém, se estou com raiva, amargurado, guardando rancor e tendo um estilo de vida em que apontoo dedo para os outros, a Pomba levanta voo e me deixa sozinho comigo mesmo. Contudo, o Espírito Santo não nos deixa por completo, porque Ele está conosco para sempre. Mas a manifestação da Sua Presença nos deixa. É a unção que faz com que as coisas fluam facilmente.

Certamente, o que Jesus prometeu acerca o Espírito Santo presume que o Espírito não esteja apagado ou entristecido em nós devido nossas atitudes. Por isso é que Jesus foi tão real para os discípulos no Dia de Pentecostes e também durante os dias que seguiram imediatamente àquele glorioso acontecimento. Não devemos esperar que o Espírito Santo faça com que Jesus seja real quando estamos em uma condição agitada e amargurada. Mas quando PERDOAMOS TOTALMENTE aqueles que nos machucaram, trataram-nos mal, magoaram-nos, mentiram para nós e foram extremamente injustos a Pomba desce sobre nós; Jesus é real; a Bíblia torna-se viva. E nos vemos lembrando-nos das coisas que havíamos esquecido – às vezes, versículos da Bíblia que até então não entendíamos, e até mesmo ensinos e sermões os quais achávamos entediantes e difíceis de suportar.

Para ampliar seu estudo e crescimento: Lucas 22.14-23; Atos 11.15-17; 1 Coríntios 11.23-26; 2 Pedro 1.12-15.

(Texto Extraído do Livro “40 Dias com o Espírito Santo – Andando Diariamente com o Espírito Santo- Uma jornada para experimentar Sua presença de uma maneira fresca e nova” – R. T. KEDALL)

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *