A Bíblia Confere Autoridade – Estudo da semana: EBD

Por admin
DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2021.
E.B.D. Transformando Vidas – Pois Somos Santuário de Deus e Habitação do Espírito Santo.
A Viva Esperança em Cristo
A Bíblia Confere Autoridade
Texto Base – II Pedro 2 : 1 a 3
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais
introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme”.
(II Pedro 1 : 1 a 3)
Nos versos que lemos acima encontramos uma dura verdade, existem falsos mestres que se aproveitam da fé dos outros e os conduzem a doutrinas erradas. Estes falsos mestres existiam nos tempos de Pedro e das Igrejas da Ásia Menor, e, infelizmente, existem até os dias de hoje e existirão até o dia da volta de Cristo.
Sabendo disto, o apóstolo Pedro inspirado por Deus, chama as Igrejas a estarem atentas às falsas doutrinas e aos que as pregam como sendo verdade. Na lição anterior estudamos sobre a autoridade da Bíblia como Palavra inspirada de Deus. Em nossa lição de hoje pensaremos acerca do perigo dos falsos mestres e em como a Bíblia pode nos proteger deles. Vamos juntos entender.
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias ente vós…” (V.1a)
Pedro deixa claro que mesmo em meio ao povo de Deus no Antigo testamento existiram aqueles que buscavam deturpar a verdade de Deus, contudo isso não foi uma realidade apenas do passado.
O apóstolo é enfático ao afirmar que entre a Igreja de Cristo se levantariam falsos mestres que por motivos diversos, buscariam afastar a Igreja da sã doutrina. Se pararmos para pensar por um momento, com facilidade perceberemos que muitos já se levantaram ao longo da história.
Alguns já fazem parte do passado, contudo outros ainda se fazem presentes em meio a Igreja contemporânea. É com certeza difícil para alguém despreparado reconhecer um falso mestre ou um falso profeta. Eles geralmente são muito hábeis na arte de manipular as pessoas, principalmente em grandes grupos ou em congregações.
Existem neles várias características que poderíamos citar, contudo a citada pelo apóstolo Pedro é a mais evidente; a dissimulação. Lideres que pregam mentiras como se fossem verdades, ou que pregam verdades que eles mesmos não vivem. Hipócritas, mentirosos conduzindo o rebanho a precipícios.
Pedro alerta a Igreja que todos corremos perigo de sermos ludibriados por estes falsos mestres, pois; “estão entre nós”. A luz deste fato, precisamos ter um referencial que nos dê tranquilidade quanto ao que é a verdade de Deus para a Sua Igreja. É neste ponto que entendemos que a verdade absoluta só pode ser encontrada na Palavra de Deus.
Ela é a maior fonte de autoridade a um princípio ou mesmo a uma doutrina. Nenhum profeta ou mestre tem autoridade para falar nada que não encontremos na Bíblia. Ela, a Bíblia, é o instrumento que Deus usa para dar autoridade aos seus mestres e profetas, e todos mais que fazem parte da sua Santa Igreja.
Quando o profeta fala da Palavra ele é boca de Deus, quando o mestre ensina segunda a Palavra ele tem autoridade de Deus em seu ensino. Quando qualquer crente busca viver segundo a Palavra ele agrada a Deus.
A luz do entendimento de que qualquer ensino ou mesmo palavra profética precisa ser pautada em acordo com a Bíblia, fica mais fácil reconhecermos os falsos e os verdadeiros. É bem verdade que alguns usam textos bíblicos fora de seu contexto original distorcendo a verdade.
Por isso, assim como aprendemos na lição passada, precisamos conhecer a Palavra de Deus. O conhecimento da Bíblia não é uma exclusividade do Pastor ou dos demais mestres que existam na Igreja. O conhecimento da Palavra é para todos os membros da Igreja, todos são capacitados pelo Espírito Santo de Deus a lerem e entenderem a Bíblia.
É bem verdade que alguns textos são mais difíceis que outros, mas já temos tudo àquilo que precisamos para saber o correto e não sermos enganados pelos falsos mestres e nos desviarmos do reto caminho.
Podemos contar com a iluminação do Espírito Santo e também com a sabedoria dos verdadeiros mestres e profetas que o Senhor levanta entre na sua Igreja. Pedro nos fala que muitos destes falsos mestres “serão movidos pela avareza e farão da Igreja um comércio”.
Temos aqui outra referência que pode nos ajudar a reconhecer os falsos mestres. estes sempre estarão à busca de vantagens pessoais, mais preocupados em se alimentar das ovelhas do que alimentar as ovelhas.
Pedro também dá o método usado por estes falsos mestres; “palavras fictícias”, ou seja, mentiras muito bem elaboradas, factoides, coisas que chamem a atenção para si e desviem a atenção da Palavra de Deus.
Vale ressaltar que quanto mais se aproximar o tempo da volta de Jesus, mais falsos mestres e falsos profetasse levantarão para enganar a muitos (Mateus 24:11). Precisamos estar atentos a esta realidade.
Temos vivido tempos difíceis ultimamente, por vezes chegamos a pensar que a volta do nosso Senhor está próxima. Se este for realmente o caso e o nosso mestre estiver logo por chegar, precisamos estar atentos ao que Ele nos deixou como advertência; “Cuidado com os falsos profetas.
Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.
Vocês os reconhecerão por seus frutos” (Mateus7:15 e 16 a). Sempre que alguém fala ou ensina algo como sendo da parte de Deus, isto precisa estar em consonância com a Bíblia. Por isso precisamos atentar para duas questões;
Primero: precisamos conhecer a Bíblia.
Segundo: precisamos ouvir homens e mulheres que falem segundo a Bíblia. Se assim fizermos com certeza não seremos enganados. A autoridade verdadeira se encontra no nosso Deus e em Sua Palavra.
Aqueles que falam segundo Sua Palavra recebem autoridade da mesma e por isso o Senhor se agrada deles. Que estejamos atentos e sempre próximos da Palavra de Deus. Que Ele mesmo para tanto nos abençoe. Amém.
Pr. Benedito Jr.
Veja aqui o boletim com as informações
Link da Bíblia Online – leia a bíblia aqui!
Recommended Posts
A Igreja Espiritual
novembro 07, 2021

Esperando e Apressando a Sua Volta – EBD estudo semanal
outubro 21, 2021

A Volta do Senhor – EBD Estudo Semanal
outubro 17, 2021