A Igreja Espiritual

Por

Texto Base – Atos 17:24

A Viva Esperança em Cristo

A Igreja Espiritual

Texto Base – Atos 17:24

Estudo para o dia 07 de Novembro de 2021

 

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas”.

(Atos 17:24)

Concluímos o nosso estudo da Carta de II Pedro e estamos começando hoje uma nova etapa em nossa Escola Bíblica Dominical. Estaremos estudando acerca da Igreja de Cristo, seus atributos, suas ferramentas e sua missão.

Em nosso primeiro estudo buscaremos entender o que é a Igreja de Jesus. Em nossas duas primeiras lições estaremos pensando sobre aspectos da Igreja, o espiritual e o físico.

Hoje pensaremos sobre a Igreja Espiritual, a noiva de Cristo, o corpo de Cristo, a Igreja vitoriosa que já ganhou a guerra e aguarda o findar dos tempos para receber de forma plena o seu galardão. 

Para isso responderemos a três perguntas; O que é Igreja? Como alguém se torna Igreja? Quais a principais características da Igreja? Vamos juntos entender.

O que é Igreja? Como lemos no verso acima de Atos 17:24, a Igreja de Jesus não é um templo feito por mãos humanas, constituído de tijolos, cimento, areia e etc.

No Novo Testamento a palavra usada para se referir a Igreja é Eclésia. Esta palavra se refere entre outras coisas ao ajuntamento dos renascidos em Cristo que formam o corpo vivo de Cristo.

Este corpo vivo de Cristo é composto de várias partes que atuam em comunhão umas com as outras fazendo assim que o corpo seja edificado.

Vale ressaltar que a palavra que define a Igreja no Novo Testamento é uma palavra plural, sendo assim precisa de mais de uma pessoa para ser Igreja.

O próprio Senhor Jesus antes mesmo do inicio da Igreja ali no pentecostes, já nos ensina este conceito plural de Igreja quando diz; “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles” (Mateus 18:20).

É interessante perceber também que como corpo vivo de Cristo, cada membro deste corpo tem uma tarefa a cumprir. Não existem no corpo de Cristo uma parte sequer que seja inútil, todas as partes/pessoas são muito importantes.

Em resumo, a Igreja de Jesus somos nós, eu e você que adoramos ao Pai em Espírito e em verdade.

Como alguém se torna Igreja? Só existe uma maneira de fazer parte da Igreja de Cristo; reconhecendo os nossos pecados e aceitando a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas.

Vale aqui um seríssimo alerta; ninguém se torna membro da Igreja espiritual de Cristo a partir de práticas religiosas. Não somos inscritos na Igreja de Cristo assim que nossos nomes são escritos no rol de membros da Igreja local.

Muitos que fazem parte do rol de membros das mais diversas denominações cristãs, não fazem parte da Igreja Espiritual de Jesus.

O próprio Jesus nos falou acerca disto na parábola do Joio e do Trigo; “Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros:

Colhei primeiro o joio, e ataio em molhos para queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro” (Mateus 13:30). Vale lembrar que quem separará o joio do trigo será o ceifeiro a mando do Senhor no dia final.

A parte que cabe a cada um de nós é pela fé sermos trigo e eternamente habitar no celeiro do nosso Senhor.

Não podemos nos enganar achando que o cumprir das nossas obrigações religiosas fazem de nós membros da Igreja espiritual de Cristo.

Ir aos cultos da Igreja não adianta se nossa vida não for um culto a Deus em Cristo Jesus. Ser dizimista não resolve se acharmos que por isso estamos comprando a benção de Deus ou mesmo um lugar no céu.

Ativismo religioso não pode nos tornar parte da Igreja espiritual de Cristo. A única forma de fazer parte da Igreja Espiritual é através do novo nascimento em Jesus.

Quando nascemos de novo, ai sim, o ir a Igreja, a nossa fidelidade ao dízimo, o nosso trabalho na igreja local, todos são aceitos por Deus que se alegra e nos abençoa por nossa fidelidade.

Quais a principais características da Igreja? A Igreja de Jesus é única e indivisível; não está dividida em denominações e liturgias. Para Deus só existe uma Igreja Verdadeira, a de Cristo.

A Igreja de Jesus não se divide, é formada por todos os crentes de todos os tempos; “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres.

E a todos nós foi dados beber de um único Espírito” (I Coríntios 12:13). A Igreja de Jesus é universal e formada por pessoas de todas as nacionalidades, raças, condições sociais e intelectuais.

Assim como lemos; “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34). A Igreja de Jesus é triunfante.

A vitória da Igreja é certa, pois o Senhor mesmo a determinou. Não há na terra e nem mesmo no inferno, força que a possa destruir.

“E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18b). A Igreja de Jesus é Perfeita. Nela não há pecado, pois foi lavada e remida pelo sangue de Jesus.

“Mas se andarmos na Luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, Seu filho, nos purifica de todo pecado” (I João 1:7). Andemos na luz do nosso Senhor.

O altar do nosso Deus não é mais no templo, no santo dos santos, mas em Cristo os corações dos salvos tornam-se o altar de Deus.

Precisamos garantir que em nossas vidas o Senhor seja sempre exaltado. Ele não recebe a nossa adoração somente quando estamos reunidos no templo da Igreja local.

Ele recebe a nossa adoração sempre que demostramos a partir do nosso viver diário o Deus da nossa salvação. Que Ele mesmo para tanto nos abençoe. Amém.

Pr. Benedito

Leia a Bíblia:  Bíblia Online

Ver Boletim da Semana: Clique Aqui!

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *