QUEM SOMOS

UM POUCO SOBRE NOSSA HISTÓRIA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM CASIMIRO DE ABREU














De 1933 a 1944.


Os primeiros batistas casimirenses se reuniam numa casa, que era chamada por eles de casa de culto. A organização eclesiástica ocorreu em 27 de agosto de 1933, quando foi lavrada a primeira ata. Por determinação de Deus, Estava à frente do rebanho o Pastor Francisco Lopes Gonçalves que com toda a determinação necessária aqueles que foram chamados por Deus, dinamizou com muita rapidez e consistência o projeto de Deus para esta querida cidade. Sem dúvidas, foram muitas as lutas mas a Igreja e o Pastor tinham certamente a visão do projeto maior de Deus.

Noventa pessoas fizeram parte daquele primeiro grupo. O culto, durante muito tempo, foi realizado ao meio-dia. Casimiro de Abreu era um pequeno arraial, pessoas residiam distante, sem condições de se reunirem à noite por falta de energia elétrica. À congregação chegava a pé ou a cavalo, mas isso não impediu que os irmãos se dispusessem a fazer longas caminhadas para a proclamação da mensagem do Evangelho.

Aquela casa de culto era muito modesta. Regularmente, cada irmão deveria dedicar um dia de serviço para consertar a trilha de acesso à casa. Quando precisavam realizar culto à noite, nesse caminho eram acesas tochas de bambu, que era cortado e embebido em querosene. Os primeiros batismos ocorreram no dia 12 de novembro de 1933.

Em 1º de janeiro de 1934, organizavam-se a Sociedade de Senhoras e a Sociedade Infantil, assim denominadas. Voltada para as questões sociais, que mesmo naquela época chamavam a atenção dos cristãos, foi criada em 14 de agosto de 1938 a Caixa de Beneficência. Mais tarde, foi decidido que a coleta do primeiro domingo de cada mês seria a esse fim destinada. Também foi cedida à inspetoria escolar a casa anexa, a fim de que ali funcionasse um colégio estadual.

A igreja não pode fechar os olhos à realidade. Nosso propósito é glorificar a Deus e conduzir os homens à fé. Porém, para tanto, Deus deseja salvar o homem por inteiro. Por isso, estão unidos no mesmo tronco o evangelismo e a ação social. Damos graças a Deus que a Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu tem, em sua história, relatos que enchem os nossos corações de gratidão a Deus, porque recebemos este legado de nossos queridos irmãos, pioneiros no trabalho local. Tal exemplo deverá sempre ser imitado, para glória de Deus-Pai.

De 1945 a 1988.

 

O pastor Francisco Lopes esteve à frente da igreja até o ano de 1944. Em 19 de março daquele ano assumia o pastor Luiz Laurentino da Silva. Com o Pastor Luiz, a Igreja cresceu e se fortaleceu na cidade. Vidas foram alcançadas de maneira surpreendente e isso gerou a necessidade de ampliação do horizonte. Assim o antigo sonho dos irmãos de ver o novo templo erguido foi concretizado. A construção foi muito difícil, haja vista que o arraial era pequeno e os membros da igreja eram pessoas de parcos recursos financeiros. Somente vinte anos depois, no dia 7 de setembro de 1953, é que o templo foi inaugurado. Em 1977, morre o honrado pastor Luiz Laurentino, que também era farmacêutico, serventuário da Justiça, chegando a trabalhar como juiz substituto em 1950. Mas Deus na sua sabedoria, estava preparando para um outro tempo de realizações o Pastor Ismael que em 4 de maio de 1977, assumiu o pastorado interinamente, e em 11 de dezembro daquele ano, em definitivo. Ele chegou pra marcar uma nova etapa na vida da igreja e também é claro na cidade.

No dia 27 de abril de 1983, foi votado que a igreja autorizasse e promovesse a organização da segunda igreja batista, no bairro Mataruna. A cidade se desenvolvia e a igreja precisava acompanhar o crescimento, edificando nova igreja em outro bairro. Irmãos se dispuseram e organizaram a igreja em julho daquele mesmo ano. No ministério do Pastor Ismael Franco de Oliveira, o templo de 1953 construído com muita dificuldade com direção do pastor Francisco Lopes, já não comportava mais os membros e visitantes. A igreja crescia. Era necessário construir um novo santuário, onde acomodasse um número maior de pessoas para cultuarem a Deus.

Numa atitude corajosa do pastor Ismael, apoiado pelos obreiros da igreja, o sonho se realizou. Numa campanha de vários anos, foi concluído o templo, projetado pelo arquiteto Waldemir Heringer. Sua arquitetura é moderna, fugindo aos padrões existentes, o templo tem um projeto futurista, inovador. Suas medidas são assustadoras para a época, mas, a visão do Pastor era dada por Deus. O esforço foi recompensado pelo Senhor.

 

De 1989 a 2000.

 

Em junho de 1989, o pastor Ismael Franco de Oliveira deixa a igreja, após um pastorado de 12 anos. Assumia, nessa época, interinamente o pastor Genésio Pereira, homem de profundo conhecimento administrativo e total dependência do Senhor. Este servo, veio com missão muito específica. Era tempo de transição e como os dias eram difíceis, era extremamente necessário que à vontade de Deus fosse observada neste processo. O Pastor Genésio como interino, atuou segundo direção de Deus e conduziu o rebanho por quase oito meses fazendo a transição sob total direcionamento do Pai. Quando chega então o tempo em que Deus tem definido ser o Pastor Rafael Antunes Vieira servo que Ele quer usar para um novo momento. A Igreja recebe seu novo Pastor na perspectiva de um novo tempo.

Pastor Rafael e sua família foram recebidos com carinho pelos irmãos. Sua posse ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1990. Seu pedido naquela ocasião foi que o rebanho se deixasse conduzir por ele. Homem dinâmico e empreendedor, servo do Senhor, pronto a obedecer-lhe, rapidamente conquistou a simpatia, não só dos membros da igreja, como também de toda comunidade casimirense, sendo referência de trabalho e integridade na cidade.

À frente da igreja, assumiu da Prefeitura o abrigo para crianças órfãs e abandonadas, que, em 1994, estava prestes a fechar. A Casa da Criança funciona até o dia de hoje, sendo bênção na vida da igreja. Também, de forma ousada e com fé, fundou o Centro Educacional Batista, instituição de ensino sério e comprometida com educação de qualidade, onde estudam atualmente mais de 600 alunos, contando com mais de 70 funcionários, figurando entre as maiores empresas empregadoras do município. Para cooperar com a obra na Primeira Igreja Batista, no ano 2000, Pastor Wantuil Costa Miranda foi empossado pastor auxiliar. A igreja que o recomendou como seminarista, agora o acolhe no ministério da Palavra.

 

Atualmente

 

Atualmente, a igreja está dividida em ministérios, que envolve dezenas de irmãos, cooperadores no Reino de Deus. Sem sombra de dúvidas, os resultados mostram o quanto à semente plantada em 27 de agosto de 1933 cresceu se fortaleceu e produziu para o Reino já por mais de 80 anos. Hoje estamos presentes na área Social, Educacional e mostrando com muita propriedade a razão da nossa fé, pois continuamos experimentando grande crescimento espiritual. Com toda certeza a Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu é agência de Deus e obra exclusiva do Senhor, e por isso podemos afirmar:

 

Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão. (Salmos 145.10)


FUNCIONANDO

DOMINGO

Manhã
9h Escola Bíblica Dominical
10h Culto

Noite
20h Culto

QUARTA-FEIRA

Noite
20h Culto

LOCALIZAÇÃO

Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu
Rua Franklin José dos Santos, 42 – Centro
CEP.:28.860-000 – Casimiro de Abreu – RJ
Tel.: (22) 2778-2032 – Ramal 2


A PRIMEIRA IGREJA BATISTA


A Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu, reconhece e proclama Jesus Cristo como único Salvador e Senhor, aceita a Bíblia Sagrada como única regra de fé e prática, adota os princípios da Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, e toma suas decisões de forma democrática e autônoma, não estando sujeita a qualquer igreja, instituição ou autoridade denominacional.


Nossos Pastores