90 anos de História

371846201_680159517483298_6744866899238659994_n

Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu – História. 

Os Primeiros Batistas de Casimiro

1933 – Os primeiros batistas casimirenses se reuniam numa modesta casa chamada “Casa de Culto”. Em 27 de Agosto foi lavrada a primeira ata de reunião da Igreja Batista em Casimiro de Abreu. Estava à frente do rebanho o Pastor Francisco Lopes Gonçalves (1884 – 1954), acompanhado de sua amada esposa Malvina Maria Villaça Lopes. O projeto de Deus se dinamizou com muita rapidez e consistência para esta querida cidade. Noventa pessoas fizeram parte daquele primeiro grupo. 

A princípio o culto era realizado ao meio dia, pois Casimiro (nessa época ainda chamado de Indayassu) era um pequeno arraial que não tinha luz elétrica. O primeiro batismo aconteceu no dia 12 de novembro do referido ano, tendo sido levados às águas os irmãos Bertholino Silva, Maria Aguiar, Elias Silva e Abílio Couto de Babo. 

Início das Sociedade de Senhores e Sociedade Infantil

1934 – Em 1° de Janeiro foi proposto e apoiado a organização da “Sociedade de Senhoras”, tendo como primeira presidente a irmã Loyde de Lopes. Também foi organizada no mesmo dia a “Sociedade Infantil”, estando à frente a irmã Kelita Lopes. Em fevereiro, o pastor começou a “puxada das pedras para a construção” e o irmão Francisco Mendes prometeu doar as madeiras. 

1938 – Em 14 de Agosto foi criada uma “Caixa de Beneficência”, voltada para as questões sociais do município, onde um irmãozinho ofertou “Hum mil contos de réis”. Convencionou-se então, que a coleta de ofertas de todo 2° domingo de cada mês, seria destinada para este fim. A igreja cedeu à inspetoria escolar a casa anexa para funcionamento de um colégio estadual. 

Saída do Pastor Francisco

1944 – O Pastor Francisco Lopes cumpriu sua missão à frente da Igreja Batista em Casimiro de Abreu até o ano de 1944, visto que, por motivo de doença, teve que se ausentar dos trabalhos da igreja. No dia 19 de Março, numa sessão regular da igreja, a mesma convida o Pastor Luiz Laurentino da Silva (27/10/1911 – 11/03/1977) para assumir o pastorado, juntamente com sua esposa, a irmã Laura Teixeira da Silva. Assim, em 02 de Abril, foi realizada uma sessão extraordinária onde o Pastor Francisco Lopes apresentou um pequeno histórico do trabalho já realizado pelo Pastor Luiz Laurentino nas igrejas e em seguida, passou a direção da Igreja Batista em Casimiro de Abreu ao mesmo. O pastor, já na sua posse, desafia a igreja para uma campanha de construção do templo, ampliando assim a visão da igreja em relação à EVANGELIZAÇÃO da cidade. 

Inauguração da Casa de Culto da Igreja

1945 – No dia 07 de setembro, às 13h, inaugurou-se a Casa de Culto da Igreja, que ficava na Rua Dr. Nilo Peçanha, com a presença dos pastores José Joaquim da Silveira, representante da Junta executiva do campo, Pastor José Silva, da igreja do Salto, pastor Edmundo Antunes, da igreja de Macaé e a missionária Miss Simpson. 

1949 – O Pastor Luiz Laurentino, sob a direção do Senhor, conduziu a igreja a crescer e se fortalecer na cidade. Vidas foram alcançadas de maneira surpreendente e isso gerou a necessidade de ampliação do espaço físico da igreja. Assim, o antigo sonho dos irmãos de verem o “Templo” da Igreja Batista em Casimiro de Abreu erguido, começou a se concretizar. A construção foi muito difícil e demorada, pois o arraial era pequeno e os membros da igreja eram pessoas com poucos recursos financeiros. Em 9 de janeiro, foi apresentado o plano para construção do templo. 

Inauguração do templo Batista em Casimiro de Abreu

1953 – Chega o grande dia! No feriado do dia 07 de Setembro foi inaugurado o Templo da Igreja Batista em Casimiro de Abreu. Várias famílias da cidade foram convidadas para o grande culto comemorativo. Estiveram presentes pastores e vários irmãos representando diversas igrejas convidadas: Igrejas Batistas do Sana, de Serro Frio, de Rio Dourado, de Cachoeiro de Macaé, de Carapebus, de Correnteza, de Silva Jardim, de Bananeiras, de São Januário, de São Gonçalo, de Neves, do Rio de Janeiro, do Catete e de Vila Izabel. A fita inaugural foi cortada pelo vereador Lúcio André da Silva, iniciando assim a solenidade. Durante o culto o Pastor Luiz Laurentino fez uma pequena exposição da vida da igreja que acabara de completar 20 anos de existência. 

Formação do primeiro Corpo Diaconal

1960 – Forma-se o 1° Corpo Diaconal da igreja, sendo composto pelos seguintes irmãos: Leôncio Capivari da Silva, Antônio Freitas Câmara, Pedro da Silva Vieira e Guiomar Marchon. 

Formação da União de Adolescentes

1973 – Em 30 de Setembro do referido ano, foi criada a “União de Adolescentes da Igreja Batista em Casimiro de Abreu”, estando à frente desta organização o irmão Cláudio, na época presidente da JUBAM e a irmã Elza Moraes Valadão. Também em 28 de Outubro foi realizado um culto especial por conta do aniversário do Pastor Luiz Laurentino e por ocasião dos seus 30 anos de ministério. O preletor da noite foi pastor Assueiro Silveira.

Homenagem póstuma ao Pastor Luiz Laurentino

1977 – Em 02 de março do referido ano, o Senhor nosso Deus convoca o pastor Luiz Laurentino para junto dele, deixando muitas saudades, pois, além de honrado pastor, também era farmacêutico, serventuário da Justiça, chegando a trabalhar como juiz substituto em 1950. Foram 33 anos de honrado pastorado. O Senhor Prefeito Célio Sarzedas decretou luto por três dias, sob o decreto de n° 201 de 2 de Março do mesmo ano, realizando assim, uma “Homenagem Póstuma” ao Pastor Luiz Laurentino. 

Pastor Ismael assume interinamente

Em 04 de Maio, assumiu o pastorado interinamente, o Pastor Ismael Franco de Oliveira (nascido em 12/02/1930) e em 11 de Dezembro do mesmo ano, em definitivo. Participaram do culto de posse várias igrejas coirmãs e representantes da Junta de Missões Nacionais. A irmã Laura Teixeira convidou a irmã Regina Neide de Azeredo para fazer um solo e a irmã Geni Guarabú, que declamou uma poesia de Mirtes Mathias intitulada “Gratidão de Escrava”. Em seguida o Pastor Daniel Carvalho trouxe a mensagem. Duas almas se converteram ao Senhor naquela abençoada noite.

Organização da Segunda Igreja Batista

1983 – A cidade se desenvolvia e a Igreja precisava acompanhar o crescimento, edificando uma nova igreja em outro bairro. Assim, em 27 de Abril, foi votado que a igreja promovesse a organização da Segunda Igreja Batista em Casimiro de Abreu, localizada no bairro Mataruna. Em 04 de Maio foi realizada uma sessão extraordinária para tratar somente da organização da mesma. Em 03 de Julho, a Igreja liberou 53 cartas de transferência dos irmãos que iriam formar a Segunda Igreja Batista em Casimiro de Abreu. 

Com o passar dos anos, o templo inaugurado em 1953, sob a direção do Pastor Luiz Laurentino, já não comportava mais os membros e os visitantes. A Igreja crescia, se tornava necessária a construção de um novo santuário. Numa atitude corajosa do Pastor Ismael Franco, apoiado pelos obreiros da Igreja, deu-se início a “Campanha de construção do novo templo”, que durou muitos anos, mas a vitória chegou! O templo foi projetado pelo arquiteto Waldemir Heringer, que ousou, saindo dos padrões da época, usando um projeto futurista e inovador. Suas medidas foram assustadoras para época, mas, a visão do pastor era dada por Deus. Assim em 07 de Setembro do referido ano houve uma pré-inauguração do templo novo, onde foi celebrado um grande culto de agradecimento a Deus. 

O Pastor Genésio Pereira a assume a Igreja

1989 – Em 25 de Junho, certo da direção do Senhor, o Pastor Ismael Franco passou às mãos do Pastor Genésio Pereira e de sua esposa Josefa Pereira, o rol de membros – na época com 465 membros – da Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu. Foi realizado um breve histórico da estada do Pastor Ismael nesta igreja, compreendendo um período de 12 anos. Nesta noite o pregador foi o pastor Silas de Freitas Oliveira, filho do querido Pastor Ismael, trazendo uma mensagem toda especial: “Pela fé, compreendamos a soberania de Deus.” Aquele que iniciou a boa obra, com certeza a aperfeiçoará até a vinda de Cristo. O Pastor Genésio, conduzido pelo Senhor, liderou os trabalhos da PIB em Casimiro de Abreu durante sete meses. 

Posse do Pastor Rafael Antunes Vieira

1990 – Em culto solene realizado no dia 17 de Fevereiro do referido ano, toma posse o Pastor Rafael Antunes Vieira (nascido no dia 10/04/1961 na cidade de Campos), acompanhado de sua amada esposa Rosimar de Carvalho Antunes Vieira e de suas filhas: Flávia e Lyvia. O pastor Genésio apresentou um pequeno histórico da vida do Pastor Rafael, ressaltando que o mesmo já residia na cidade com sua família e atenderia a igreja em tempo integral. Dando continuidade ao culto, a irmã Geni Guarabú recitou uma linda poesia, intitulada “Um simples servo”.  Estiveram presentes os seguintes pastores: Edmundo Antunes, Edgar Barreto Antunes, Márcio Antunes e o pastor Eli Santos Vieira. Depois de empossado, o pastor Rafael proferiu as seguintes palavras: “Porém em nada considero a vida preciosa pra mim mesmo, contanto que complete minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus” (Atos 20: 24). 

A Igreja assume da Prefeitura o abrigo para crianças órfâs e Inauguração da Casa da Criança

1994 – Sob a direção do pastor Rafael Antunes, a igreja assumiu da Prefeitura, o abrigo para crianças órfãs e abandonadas, que estava prestes a fechar. “Em uma noite, a irmã Iolanda Marinho traz ao gabinete pastoral a Sra. Mara Vieira, responsável pelo abrigo de menores do município para pedir ajuda para que aquele projeto não acabasse, visto que, para a Prefeitura já não era mais possível dar continuidade”. Aqui começa a se escrever um lindo capítulo na história de nossa igreja, onde esses pequeninos, frágeis e cheios de carência passariam a nos ensinar a praticar o primeiro mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. 

1996 – Inaugurava-se nesta cidade o maior Projeto Social desta igreja: “A Casa da Criança”, uma grande obra de amparo a menores, e sem dúvida um dos maiores cartões postais da PIB em Casimiro de Abreu. Foram recebidas 28 crianças de várias idades, meninos e meninas. Durante essa caminhada, que duraria vinte anos, muitas crianças chegaram, foram cuidadas e seguiram seu caminho, mas, dezoito destas crianças ficaram conosco praticamente durante todo o projeto. 

Em assembleia extraordinária realizada no dia 16 de junho do referido ano, tendo em vista as necessidades locais referentes à Educação, o pastor Rafael Antunes trouxe ao plenário, a proposta de criação em nossa igreja de uma Escola de Ensino Regular. Sendo assim, foi criado um Conselho Administrativo a fim de dar andamento ao processo de criação de uma Escola regular em nossa igreja. Formaram o conselho: Pastor Rafael Antunes, irmão José Antônio Bouckorny, irmã Maria Célia de Azeredo e o irmão Lucildes Gonçalves Aguiar. 

Inauguração do Centro Educacional Batista

1997 – Inaugurava-se em 17 de fevereiro o “Centro Educacional Batista-Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu”- mas conhecido como CEB- com princípios cristãos e consciente de sua função social, capaz de formar cidadãos críticos, éticos, democráticos, detentores de valores morais, espirituais, livres e ajustados à sociedade.”… se é ensinar haja dedicação ao ensino” (Rom. 12: 7b). Observando que as crianças acolhidas pelo Projeto Social “Casa da Criança” – criada e sustentada pela PIB Casimiro -necessitavam de atendimento pedagógico especializado, e percebendo ainda a existência de profissionais habilitados na comunidade e sem emprego, a Igreja cria o Centro Educacional Batista (CEB), com 67 alunos, sendo 40 da Casa da Criança.  

Ainda no ano de noventa e sete, Deus mais uma vez desafiou a igreja a engajar-se num novo e ousado projeto, também de caráter social: “Saia da contramão, Casimiro sem drogas”. Deus nos chamando para o trabalho de restauração de dependentes químicos. O pastor Rafael, apoiado pela igreja, se lança ao desafio. O projeto foi lançado na cidade através de uma grande Passeata, onde cerca de quatro mil pessoas saíram às ruas apoiando o projeto.

Posse do Pastor Wantuil Costa Miranda

2000 – Para cooperar com a obra na Primeira Igreja Batista, Pastor Wantuil Costa Miranda (23/02/1968) foi empossado pastor auxiliar. A igreja que o recomendou como seminarista, agora o acolhe no ministério da Palavra. Aprouve a Deus trazê-lo para o trabalho junto aos jovens e adolescentes. 

2003 – Em 1° de novembro foi realizado o culto de “Consagração ao Ministério Pastoral” do irmão Vanderlei Nunes Gomes.  

Nasce o Congresso Louvart

2004 – Em Maio deste ano nasce o Congresso LOUVART. Um Congresso de Louvor e Adoração sem fins lucrativos com o objetivo de abençoar as Igrejas da região na formação de seus ministérios.

Consagração ao Ministério Diaconal

2005 – Em 27 de novembro do referido ano, às 9:00h da manhã, deu-se início ao culto de “Consagração ao Ministério Diaconal” dos seguintes irmãos: Lucildes Gonçalves de Aguiar, Lilian Oliveira Hardoim de Aguiar, Jamil Rosângelo Galvão, Rosilene Siqueira Rosa Galvão, Fábio Ferreira Linhares, Michelle Viana de Carvalho Linhares, Ozemar Cardoso Franco, Marlene Gomes Cardoso, Antônio Diniz Galvão, Odete Soares Galvão, Urbano da Conceição Mayerhofer, Léa Varella Mayerhorfer, Alzerina Motta Rosa, Elena Gonzales Duarte, Alcineia Pereira do Amparo, Aracy Domingues Teixeira, Janira Simões Antunes, Joelma Barcelos do Amaral Bouckorny e Maria Madalena Marinho Gomes. Depois de examinados, foram considerados aptos para o exercício do ministério diaconal.

Ordenação do Pastor Harely Latorre

2006 – Em 20 de maio o Pastor Harely Latorre Simão foi consagrado e ordenado ao Ministério da Palavra. 

Formação de Algumas Bandas da Nossa Igreja

2007 – Formava-se a “Banda Novo Código”, composta por adolescentes que foram chamados para louvarem através da música, tocando em todas as programações no Espaço 10, projeto desenvolvido pela PIB direcionado a jovens e adolescentes da nossa cidade. No mês de agosto, o Senhor lançou o primeiro desafio para a vida desses adolescentes, não só participar tocando, mas participar ativamente de todo o processo de preparação do Congresso de Adolescentes daquele ano. Prontamente, se colocando a serviço do Senhor, esses adolescentes aceitaram o desafio. 

2011 – Em 1° de maio nasce mais uma banda em nossa igreja, a “Banda Prumo” com um grande diferencial, a primeira banda totalmente feminina da PIB. Ainda neste mesmo ano tivemos a formação da nossa orquestra sob a liderança do irmão Vladimir Oliveira Rosa. 

Início do Projeto Recomeçar

2013 – Projeto Recomeçar – Neste ano o Ministério de Ação Social sob a liderança da Irmã Luciana Soares Martini, recebeu um grande desafio do pastor Rafael Antunes, a alfabetização de adultos. O projeto iniciou com dezesseis alunos e alguns professores trabalhando de forma voluntária. O anseio pela oportunidade de voltar a uma sala de aula ou nela ingressar pela primeira vez era latente em cada olhar e a alegria em receber e ajudar essas pessoas era visível por toda a equipe. Quanto aprendizado para quem se propôs a ensinar. Hoje, dez anos depois, o projeto atende 60 jovens e adultos, da fase I a fase IX. 

Ordenação do Ministério Pastoral

2016 – No dia 17 de Janeiro foram ordenados ao ministério Pastoral os irmãos: Benedito Galvão Junior e Rafael Alves de Oliveira Silva para servirem na Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu e o Pastor Pedro Elizio da Silva Duarte para servir na PIB em Paraty. 

Nasce o CECOF e inicia a CENSUPEG

2017 – Em Agosto deste referido ano um sonho do Pastor Rafael Antunes torna-se realidade. Nasce o CEFOC – Centro de Formação Cristã, hoje uma marca registrada da Igreja. Sob a liderança do Pastor Benedito Galvão Junior, o CEFOC busca proporcionar o aprimoramento dos irmãos no conhecimento bíblico e teológico e formar líderes capacitados para servir ao reino de Deus. Até o presente momento, mais de 100 irmãos já cursaram o Cefoc.  

Ainda no ano de 2017 se inicia uma parceria entre a PIBCA e a CENSUPEG. O Pastor Rafael Antunes e a diretora Executiva do polo de Casimiro, Maria Aparecida Otz, no desejo de oferecer as pessoas do nosso município a oportunidade de formação em nível superior, iniciam o trabalho da Faculdade nas dependências da PIBCA. Até o presente momento (2023) já foram realizadas seis formaturas nas áreas de tecnólogos, licenciaturas e bacharelatos. 

2019 – Para atender aos alunos do CEFOC que ansiavam por mais conhecimento e alguns que buscavam o preparo para o ministério Pastoral, em uma parceria entre a Convenção Batista Fluminense a PIB Casimiro, é aberto um Campus Avançado da FABERJ (Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro), com o curso de formação em Bacharel em Teologia Livre. No dia 07 de fevereiro, sob a direção do Pastor Rafael Antunes Vieira e liderança do Pastor Benedito Galvão Junior, tem início as aulas – contando a primeira turma com o número de 26 alunos.   

Ainda em 2019 tem início o projeto Amazônia. No dia 04 de Setembro, um grupo de irmãos da Primeira Igreja Batista em Casimiro parte em missão para Amazônia indo até as comunidades ribeirinhas no Barco da Junta de Missões Nacionais. Como resultado deste trabalho, além dos muitos serviços Médicos, fisioterápicos e odontológicos prestados e muitas almas convertidas ao Senhor, foi assumido o compromisso da compra do terreno e construção de um templo na localidade de Membeca. Até o Presente momento (2023) dois templos já foram construídos e inaugurados pela PIBCA no Estado do Amazonas, (Membeca e Jutuarana). Como resultado deste trabalho missionário da Igreja muitos batismos foram realizados ali pelos pastores Rafael Antunes e Benedito Galvão Junior.  

Campus Avançado da FABERJ em nossa Igreja

2021 – Neste Ano o Campus Avançado da FABERJ na Primeira Igreja Batista em Casimiro de Abreu realiza a sua primeira formatura tendo como Formandos em Bacharéis em Teologia os seguintes membros da PIBCA: Alexandre Bouchorny Rosa, Carlos Magno Goiabeira Lobo, Eliene Estarneck Abreu, Heber Eugênio Nunes, Isaías Clem Junior, Lenilson da Silva Rosa, Lídia Figueiredo da Costa Marinho, Maria Terezinha Klem de Azevedo, Rogério Andrade Soares, Rosilane dos Santos Miranda, Silvia Cardoso da Silva Rodrigues, Vera Bezerra Campos e Vagner Mariano.  

2022 – Neste Ano o CEFOC abre uma nova turma agora tendo como professores membros da PIBCA formados na FABERJ – Casimiro. São Eles os irmãos: Alexandre Bouchorny, Carlos Magno Goiabeira Lobo, Isaías Clem Junior, Lídia Figueiredo da Costa Marinho, Maria Terezinha Klem de Azevedo, Rogério Andrade Soares e Rosilane dos Santos Miranda.   

Ainda neste ano, no dia 17/02, foi criada a ABCNPp (Associação Batista Casimirense de Neuropsicopedagogia), com o objetivo de acolher, avaliar, intervir e estimular as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.  No ano de sua criação (2022), a associação atendeu como polo de estágios aproximadamente 25 crianças. No ano de 2023, com uma equipe formada por fonoaudiólogo, psicólogas e neuropsicopedagoga clínica, a associação atende a vinte alunos.  Dia 28 de agosto deste anotem inicio outro projeto sonhado pelo Pastor Rafael Antunes em nossa igreja, o projeto PGM (Pequenos grupos Multiplicadores). Sob liderança do irmão Rogério Andrade Soares, o projeto tem início com cinco casas hospedeiras e hoje (2023), já conta com oito casas hospedeiras e aproximadamente 130 irmãos participando assiduamente deste projeto. 

 

“Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando cada vez um número maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus” (II Coríntios 4:15). 

Acesse nossas redes Sociais:

                 

Ainda não é Membro? Fale com a gente!